PROFESSOR

PROFESSOR

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PERCEPÇÃO E COORDENAÇÃO

            Para o desenvolvimento integral da criança é importante trabalhar não só o conjunto de habilidades que englobam o domínio do esquema corporal, da lateralidade, da coordençaõ visomotora e da relação espaço-temporal, mas também o desenvolvimento das percepções. Oferecemos a seguir algumas sugestões de atividades para o desenvolvimento das percepções visual e auditiva.

PERCEPÇÃO VISUAL
  • Espalhe pelo chão pedaços de papel de várias cores. Dê a cada criança um pedaçõ de papel de determinada cor e peça que recolha no chão os pedaços da mesma cor.
  • Espalhe materiais de sucata (canudos, pedras, tampinhas, caixas) e peça às crianças que os separem de acordo com a forma.
  • Proponha um jogo da memória com gravuras de animais, frutyas, objetos etc. para  que  aprendam a reconhecer figuras iguais e identifiquem semelhanças e diferenças.
  • Providêncie alguns dominós e ensine-as a jogar.
  • Utilize as letras e palavras em lugar de figuras e peça às crianças que identifiquem s iguais ao modelo dado.
  • Proponha jogos como quebra-cabeças, para que aprendam a juntar partes para formar um todo.
PERCEPÇÃO AUDITIVA
  • |Leve-as a distinguir sons em palavras, identificando sons em palavras, identificando sons iniciais, intermediários e finais.
  • Pronuncie algumas palavras e peça que batam palmas ao ouvir determinada sílaba.
  • Leia textos rimados, destacando as palavras que rimam. Auxilie os alunos a distinguir os sons semelhantes. Depois, escreva as palavras na lousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário