A expressão oral é um dos recurssos mais importantes de que se dispõe para desenvolver na criança a capacidade de comunicação verbal. Constitui um dos primeiros códigos que a criança adquire para sua interação com o mundo.
Conscientizar a criança de que falamos de maneira diferente de acordo com o nosso interlocutor, o ambiente em que nos encontramos, os objetivos que temos em cada ato comunicativo etc. torna-se necessário para que ela perceba que o texto escrito também é diferenciado conforme o meio em que irá circular, os leitores a quem será dirigido etc.
RODA DE CONVERSA
- Estimule as crianças a contar casos ocorridos com elas, comentar fatos, conversar sobre um passeio, discutir os resultados de um trabalho realizado em grupo etc.
- Peça-lhes que contem um sonho que tiveram ou descreveram um animal.
POEMA
- Distribua alguns poemas e peça que escolham algum para recitar aos colegas.
HORA DO CONTO
- Conte histórias curtas e depois estimule as crianças a dramatizá-las.
- Conte o início de uma história e proponha que inventem o final.
HORA DA NOVIDADE
- Forneça pistas sobre algo oculto (objetos,brinquedos). As crianças deverão adivinhar do que se trata.
PARLENDA, ADIVINHA, TRAVA-LÍNGUA, DITADO POPULAR, QUADRINHA, BRINCADEIRA DE RODA
- Peça que tragam de casa um desses gêneros para apresentar aos colegas.
- Explore as quadrinhas chamando a atenção para as rimas.
- Forme uma grande roda e cantem, possibilitando o movimento adequado ao ritmo da canção.
OBRA DE ARTE
- Apresente aos alunos obras de artistas conhecidos e deixe que se manifestem livremente sobre elas.
INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS
- Apresente histórias mudas e peça aos alunos que as interpretem (as de Eva Furnari, por exemplo, são bem adequadas para a interpretação de imagens).
Nenhum comentário:
Postar um comentário