PROFESSOR

PROFESSOR

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

EXPRESSÃO ORAL

    A expressão oral é um dos recurssos mais importantes de que se dispõe para desenvolver na criança a capacidade de comunicação verbal. Constitui um dos primeiros códigos que a criança adquire para sua interação com o mundo.
    Conscientizar a criança de que falamos de maneira diferente de acordo com o nosso interlocutor, o ambiente em que nos encontramos, os objetivos que temos em cada ato comunicativo etc. torna-se necessário para que ela perceba que o texto escrito também é diferenciado conforme o meio em que irá circular, os leitores a quem será dirigido etc.

RODA DE CONVERSA
  •  Estimule as crianças a contar casos ocorridos com elas, comentar fatos, conversar sobre um passeio, discutir os resultados de um trabalho realizado em grupo etc.
  • Peça-lhes que contem um sonho que tiveram ou descreveram um animal.
POEMA
  • Distribua alguns poemas e peça que escolham algum para recitar aos colegas.
HORA DO CONTO
  •  Conte histórias curtas e depois estimule as crianças a dramatizá-las.
  • Conte o início de uma história e proponha que inventem o final.
HORA DA NOVIDADE
  • Forneça pistas sobre algo oculto (objetos,brinquedos). As crianças deverão adivinhar do que se trata.
PARLENDA, ADIVINHA, TRAVA-LÍNGUA, DITADO POPULAR, QUADRINHA, BRINCADEIRA DE RODA
  • Peça que tragam de casa um desses gêneros para apresentar aos colegas.
  • Explore as quadrinhas chamando a atenção para as rimas.
  • Forme uma grande roda e cantem, possibilitando o movimento adequado ao ritmo da canção.
OBRA DE ARTE
  • Apresente aos alunos obras de artistas conhecidos e deixe que se manifestem livremente sobre elas.
INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS
  • Apresente histórias mudas e peça aos alunos que as interpretem (as de Eva Furnari, por exemplo, são bem adequadas para a interpretação de imagens).

Nenhum comentário:

Postar um comentário