PROFESSOR

PROFESSOR

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

LEITURA E ESCRITA

    Objetivo mais importante da  Educação Infantil é o de despertar na criança o gosto e o prazer pela leitura.  e a melhor maneira de alcançar esse objetivo é proporcionando a ela, desde muito cedo, o contato com textos. A sala de aula  deve ser um espaço estimulador; para isso, deve dispor de material escrito significado: livros, revistas, cartazes, jornais, rótulos, folhetos, embalegens etc.
      É fundamental a participação dos pais no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Eles devem ser incentivados a estimular seus filhos  com leituras periódicas em casa, especialmente na hora de dormir, e, sempre que possível, visitar livrarias e bibliotecas.

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS
  • Apresente às crianças algumas ilustrações sem legenda. Pergunte o que elas representam. Depois, coloque as respectivas legendas e pergunte se sabem o que está escrito.
ESCRITA ESPONTÂNEA
  • Peça às crianças que ajudem a colocar rótulos no mobiliário da sala de aula, escrevendo da maneira como sabem. Apresente  os rótulos prontos e peça que comparem sua grafia.
IDENTIFICAÇÃO DE LETRAS (MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL)
  • Mostre diferentes figuras e peça que identifiquem aquelas cujos nomes iniciam ou terminam com o mesmo som. escreva a legenda em cada figura e peça que indiquem as palavras que iniciam ou terminam com a mesma letra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário