PROFESSOR

PROFESSOR

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

EXPRESSÃO ARTÍSTICA - CONTEÚDOS

    
     É  importante  estimular a produção  artística da criança por meio de práticas que a coloquem em interação com a capacidade criativa de todo ser humano.
     Deve-se valorizar a produção artística da criança e deixar que ela seja comentada e intrepretada por ela própria e pelos colegas. Todos os trabalhos devem ser expostos durante um certo período na ssala de aula e, quando possível, nos corredores e murais da escola.  Em dadtas especiais, pode-se convidar os familiares para uma exposição dos trabalhos realizados.

PINTURA

  •   Com uma esponja molhada, umedeça uma folha de papel e jogue tinta guache sobre ela.  Peça às crianças que espalhem a tinta com os dedos, criando diferentes formas.
  • Coloque uma folha de papel sobre superfícies variadas, como lixa ou nadeira, e peça que pintem com giz de cera.
  • Misture cola com tinta guache e peça aos alunos que desenhem sobre um papel liso. Auxilie-os a salpicar areia sobre o desenho antes que a cola seque.
  • Peça que  pintem uma folha de papel com giz de cera, cobrindo toda a sua superfície. Em seguida, oriente as crianças a embeber um cotonete em removedor e peça-lhes que desenhem com ele livremente na folha colorida.

RECORTE E COLAGEM
  • Peçam que façam de conta que a tesoura sem ponta é um lápis e que recortem ("desenhem") o que desejarem, expondo os recortes sobre a mesa ou no chão.
  • Permita que recortem tiras de papel e colem umas às outras, do modo que desejarem.
  • Oriente-as a enrolar pedacinhos de papel na palma da mão e depois a colar as bolinhas sobre desenhos.
  • Peça  que cortem, de revistas, com os dedos, as partes para formar um boneco ou outras figuras.
DESENHO
  • Distribua folhas de papel e solicite às crianças que façam ddesenhos livres com giz de cera.
  • Mostre-lhes um brinquedo e peça que o reproduzam como desejarem.
  • Coloque algumas gotas de goma arábica em um pouco de água. Peça que molhem  giz colorido nessa mistura e desenhem livremente sobre o papel.
COLAGEM
  • Promova atividades de colagem com materiais variados, criando quadros para serem afixados na parede da sala de aula. Exemplos: palitos de fósforo usados, pedaços de lã, retalhos, botões, tampinhas, aparas de lápis, palitos de sorvete, folhas secas, barbante, casca de ovo, pipoca, grãos de cereais etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário