Justificativa: Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inumera maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crinaças.
Objetivos: * Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.
* Tornar a leitura um ato prozeroso.
* Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.
* Estimular os alunos a participar ativamente da ciranda de livros.
* Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina.
* Desenvolver a capacidade de refletir e posicionar-se sobre o texto lido.
* Fortalecer a cultura de valorização da leitura e da escrita, desenvolvendo nos educandos a competência leitora.
Atividades: caixa da leitura ( cada professor irá confeccionar a sua caixa da leitura, o visual da caixa deve despertar o interesse e a curiosodade da criança), nela deverá conter livros, curiosodades...
" (...) deve ser dado à criança algum livro fácil e agradável, adequado à sua capacidade,a fim de que o entretenimento que ela busca a motive e recompense". e cada aluno irá levar a caixa para casa. dentro da caixa deverá conter um caderno para o responsável relatar como foi a visita da caixa da leitura.
Visita a biblioteca municipal.
Contação de história no pátio, na praça ( sair um pouco do ambiente da sala de aula).
Pedir que cada aluno traga de casa um livro que mais gosta para participar da ciranda.
A CAIXA DA LEITURA
Três vezes por semana, o sorteio que dá direito à criança contemplada escolher um entre os vários livros da sala de aulas, selecionados pela educadora conforme a idade dos alunos.
Cdada criança sorteada fica dois dias com o livro que é levado para casa dentro da cixa enfeitada e colorida, que foi decorada artesanalmente pela professora. Um lápis preto, uma caixa de lápis de cor, borracha e palitoches que fazem parte da ornamentação da caixa são ferramentas que complementam a pequena caixa, que é entregue ao aluno na hora da saída. A família cabe uma missão simple, mas infelizmente pouco usual na grande maioria das famílias: reservar um momento do dia para contar uma história para as crianças, e fazer o relato de como foi a visita da caixa em sua casa e fazerm juntos um bonito desenho sobre a história para que o aluno mostre para a turma e o coloque no mural dos trabalhos.
Responsabilidade
O projeto também contribui para contribui para introduzir na criança o senso de responsabilidade e cuidado com o livro.
O avental de história
É um "elemento mágico", assim que é colocado a criança já entra no mundo da fantasia, pois ele marca esse momento. É um ótimo material , fácil e prático do qual posso lanças mão rapidamente e contar uma história.
As caixas confeccionadas pela equipe ELC
Quanta criatividade!!!
CAIXA DO 2° PRÉ -TIA MICHELE
CAIXA DO 1° PRÉ - TIA GISELE
CAIXA DO 1° ANO -TIA GEOVANA
CAIXA DO 3° PRÉ - TIA REJANE
CAIXA DO 4° ANO -TIA NÚBIA
CAIXA DO 3° ANO - TIA IDENILCE
CAIXA DO 5°ANO - TIA DILSA
CAIXA DO 2° ANO -TIA VIVIANE
TIA REJANE ainda não satisfeita bolou o LIVRO VIAJANTE onde ela iniciou a história e os alunos estão dando continuidade à ela.
|
frente |
|
verso |