Aproveitando esta linda etapa da natureza tão rica de imagens, cheiros,sons, a proposta de aprendizagem ejogo gira ao redor da primavera, explorando as possibilidades que vão desde a carícia suave de uma pluma ao intenso perfume de uma flor.
OBJETIVOS:
Que as crianças:
- Exploremos sons e os cheiros da vida cotidiana.
- Observem os elementos do ambiente natural.
- Realizem produções plástica.
CONTEÚDOS:
- Exploraçãode sons e cheiros da vida cotidiana.
- Observação de elementos do ambiente natural: plantas, flores, alguns animais: aves, borboletas, abelhas, caracóis, joaninhas...
- Realizar atividades ao ar livre.
- Exploração e percepção de cores no ambiente à sua volta.
- Disponibilidade corporal e lúdica.
- Preparação do ambiente e dos materiais necessários.
- Estar em alertapara captar as iniciativas das crianças, repetir o que gostaram, favorecer a exploração, a observação e o jogo em toda a sua expressão.
POSSÍVEIS ATIVIDADES:
As propostas se destinam a crianças de 2 anos, a ideia é realizar a maior quantidade possível de atividades ao ar livre e, naturalmente, convidar as professoras para enriquecerem as propostas de acordo com cada gruppo, levando em conta as suas características e necessidades apresentadas.
ATIVIDADES PLÁSTICAS:
- Mostrar às crianças pinturas de artistas plásticos onde se observam paisagens de primavera: com flores, parques, animais como: pássaros, borboletas... Solicitar que observem as formas, as cores, se reconhecem imagens familiares ( uma praça, uma margarida, uma borboleta...)
- Convidá-las a pintar e decorar a sala para receber a primavera: preparar flores de cartolina e que elas pintem ou colem algum tippo de material.
- Carimbar com formas de borboletas, flores.
- Realizar pintura mesclada com elementos da natureza: pétalas, tronquinhos, pedrinhas, sementes...
- Confeccionar um fantoche de borboleta com palito de sorvete e algum papel leve (tipo sulfite) carimbar com os dedinhos para levar para casa.
ATIVIDADES DEALIMENTAÇÃO E DESCANSO:
- Realizar um piquenique no pátio ou numa praça próxima, conidar as famílias.
- Preparar um espetinho da primavera: uma flor, uma abelha...(pode ser de balas de goma, caramelos, frutas, cereais).
- Preparar com uma mãe ou uma avó um suco de frutas ou uma vitamina.
- Para o descanso, utilizar sons gravados de pássaros e acariciá-los com penas, lenços, uma flor com muito perfume: um jasmim, uma rosa.
ATIVIDADES PSICOMOTORA:
- Brincar com toalhas coloridas de mesa: sacudir, esconder-se, enrolar-se...
- Dançar sem os sapatos, deixando pegadas sobre o talco ( ou farinha de trigo ), pés molhados.
- Fazer cócegaas e carícias com penas.
- Brincar de imitar personagens da primavera: voar como as borboletas, saltar como os coelhos, zumbir e mover-se rapidamente como as abelhas, arrastar-se lentamente como os caracóis, espreguiçar-se como uma flor...
- Levar bolhas de sabão para o pátio e brincar de fazer bolhas, tentando pegá-las.
ATIVIDADES LITERÁRIAS E DE EXPRESSÃO:
- Cantar canções sobre a primavera, seus animais e plantas.
- Contar histórias sobre o tema primavera e seus personagens.
- Apresentar uma rima comuma flor no chápeu, sentir o seu aroma e até se imaginar entre os personagens de uma história simples, registrar no mural ou no caderno.
- Organizar um álbum de imagens com flores e animais da estação.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será permanente modificando, acrescentando ou trocando as propostas de acordo com as necessidades de cada grupo.
Realizar uma auto-avaliação das estratégias aplicadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário