O professor deve facilitar o ingresso da criança na escola, demonstrtando o respeito por ela e sua família.
Com 1 ou 2 anos, a criança começa a desenvolver habilidades cognitivas para lidar com a ausência das pessoas a quem está ligada (mãe e pai). Nesta fase, os sentimentos de ligação ainda são intensos e ela tem a necessidade de ter proteção e confiança
Aos 3 e 4 anos, a crinça já possui a noção clara de si própria, que está ligada aos pais.
Nessa fase, ir para a escola é um grande desafio, algo novo excitante e ao mesmo tempo lhe causa medo e insegurança, pois estará lidando com o desconhecido.
A separação bem sucedida leva a criança a adquirir a auto-confiança, e é na escola que esta experiência se inicia.
A escola pode adotar procedimentos que facilitarão o ingresso e a adaptação da criança no novo ambiente, através de atividades com os pais:
- organizar o recebimento dos pai.
- apresentar o espaço físico da escola.
- apresentar os profissionais.
- apresentar a proposta de trabalho.
Essa atitude levará os pais a adquirirem confiança pela escola, o que será importante no auxílio ao filho.
ALGUMAS ATIVIDADES PARA A ADAPTAÇÃO ESCOLAR
- Brincadeiras de roda
- Brinquedos coloridos
- Apresentação de amiguinho
- Hora da história
- História com fantoches
- Massinha de modelar
- Brincadeiras de bolhas de sabão
O professor deve planejar atividades interessantes, como passeios, atividades artísticas, brincadeiras, jogos de esconde-esconde, atividades culinárias, pinturas com tintas, atividades com blocos, argila, lápis de cor, para que as crianças se sintam seguras e capazes de se socializarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário