PROFESSOR

PROFESSOR

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ADAPTAÇÃO ESCOLAR

   O professor deve facilitar o ingresso da criança na escola, demonstrtando o respeito por ela e sua família.
   Com 1 ou 2 anos, a criança começa a desenvolver habilidades cognitivas para lidar com a ausência das pessoas a quem está ligada (mãe e pai).  Nesta fase, os sentimentos de ligação ainda são intensos e ela tem a necessidade de ter proteção e confiança
   Aos 3  e 4 anos, a crinça já possui a noção clara de si própria, que está ligada aos pais.
   Nessa fase, ir para a escola é um grande desafio, algo novo excitante e ao mesmo tempo lhe causa medo e insegurança, pois estará lidando com o desconhecido.
   A separação bem sucedida leva a criança a adquirir a auto-confiança, e é na escola que esta experiência se inicia.
   A escola pode adotar procedimentos que facilitarão o ingresso e a adaptação da criança no novo ambiente, através de atividades com os pais:
  • organizar o recebimento dos pai.
  • apresentar o espaço físico da escola.
  • apresentar os profissionais.
  • apresentar a proposta de trabalho.
   Essa atitude levará os pais a adquirirem confiança pela escola, o que será importante no auxílio ao filho.
ALGUMAS ATIVIDADES PARA A ADAPTAÇÃO ESCOLAR
  • Brincadeiras de roda
  • Brinquedos coloridos
  • Apresentação de amiguinho
  • Hora da história
  • História com fantoches
  • Massinha de modelar
  • Brincadeiras de bolhas de sabão
  O professor deve planejar atividades interessantes, como passeios, atividades artísticas, brincadeiras, jogos de esconde-esconde, atividades culinárias, pinturas com tintas, atividades com blocos, argila, lápis de cor, para que as crianças se sintam seguras e capazes de  se socializarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário